Dicas de Saúde

Beba água

O corpo humano é formado de aproximadamente 65 % de água. É preciso repor essa água continuamente, durante todo o dia. A respiração, a circulação, as reações químicas, o funcionamento dos rins, a desintoxicação, a digestão, os sistemas de defesa, a pele, enfim, todo funcionamento do seu organismo depende de água. Quando falta ou existe pouca água no corpo, todo o funcionamento do organismo fica prejudicado. Beber bastante água todos os dias, faz com que o organismo fique mais equilibrado, mais resistente, funcionando melhor em todas as suas áreas, e também contribui para a cura de qualquer problema de saúde existente.

Os malefícios para quem bebe pouca água:

Quando o organismo uma quantidade insuficiente de água, fica desidratado. Sintomas como, indisposição, pele seca, cabelos secos, dores de cabeça, cansaço problemas digestivos, inflamações, cistites, formação de cálculos (pedras), alterações da pressão arterial, da circulação, do sistema hormonal, irritabilidade, insônia, podem ser reflexos de um organismo que recebe pouca água. Na falta de água, fica prejudicado o sistema natural de limpeza e desintoxicação do organismo. Se a água é pouca, não é possível fazer as eliminações e limpezas necessárias. Assim, ficam retidas dentro do corpo substâncias tóxicas, prejudiciais, contribuindo para o aparecimento das mais variadas doenças.

Qual a quantidade de água que se deve beber por dia:

O ideal é que o ser humano beba de 2 a 4 litros de água por dia, ou seja, 8 a 16 copos. Nunca se deve consumir menos de 2 litros ou 8 copos diários. Devem ser avaliadas as condições de temperatura da região e do dia, juntamente com as atividades realizadas, se faz muito ou pouco esforço físico, se trabalha exposto ao sol ou na sombra.

É importante estar atento aos sinais que o organismo revela e que são fáceis de se perceber:

1 - A quantidade de urina eliminada.
2 - A cor da urina.

A partir do momento que a quantidade de água é suficiente, a urina é eliminada em grande quantidade e em cor clara. Se a urina apresenta cor escura e em pouca quantidade, o seu corpo está avisando que precisa de mais água, mesmo que esteja bebendo 2 litros por dia. É sinal que você precisa de mais, quem sabe, 3 ou 4 litros. Deve-se tomar água ao longo do dia. Beber um ou dois copos pela manhã e a noite antes de deitar e durante o dia manter um consumo regular se hidratando hora em hora. Não é necessário estar com sede, pois isso não significa que seu organismo não precisa de água. Não é aconselhável beber água junto com as refeições, pois atrapalha a digestão. Beba um pouco antes, em torno de meia hora, e volte a beber em torno de uma hora após as refeições. Água é saúde.