A Empresa

A Indústria

Capacidade

A linha de produtos da empresa é retirada da exploração de duas nascentes de nomes Santa Clara (a primitiva) e Padre Lâmego e três poços profundos que são Frei Damião, Bento Milagroso e Seu Zeca, com a capacidade disponível em torno de 150.000 litros/h. Todas as nascentes e fontes são captadas por processos técnico-científicos, com isolamento impermeável evitando a contaminação por infiltração de águas superficiais. Sendo isoladas por casas de proteção e completamente vedadas, impossibilitando a contaminação por agentes externos.
A produção fica em volta de 50.000 litros/h para envase em garrafões 20 e 10 litros (retornáveis) e PET em garrafas (descartáveis) de 1,5L, 500 ml e 350 ml natural ou gaseificada artificialmente.

Maquinário

Os maquinários de lavagem, envase, adquiridos em 2005 e os reservatórios, são de aço inoxidável. O processo de enchimento é todo automático, a partir da entrada dos vasilhames.

Procedimentos de envase:

  • Recebimento das embalagens (Garrafões e garrafas PET)
  • Processo de seleção de embalagens – Aprovado para envase ou reprovado
  • Lavagem e esterilização das embalagens
  • Sistema Antibactericida – Lâmpada Ultravioleta
  • Envase
  • Colocação da Tampa
  • Adição do Lacre
  • Enviar para distribuição

Controle de Qualidade e Higienização dos Vasilhames

A empresa possui um laboratório próprio de análises físico-químicas e bacteriológicas conforme exigência da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária - IN 60 de 2019) e da ANM (Agência Nacional de Mineração – Portaria 374 de 2009), para um melhor controle da qualidade da água envasada, onde as análises são realizadas diariamente. Mantém convênio com o Laboratório Biológico* (SorenLab) e com Empresa Kitlabor**, onde são realizados às análises bacteriológicas externas, conforme as leis vigentes, e também toda assistência ao laboratório.

Todos os vasilhames (garrafões de 20 litros e 10 litros) antes de serem higienizados são inspecionados visualmente e olfativamente por funcionários treinados, para detecção de garrafões impróprios para o envase. Após esse procedimento os garrafões são encaminhados para lavagem automática, onde são submetidos a várias etapas de higienização: pré-lavagem, lavagem com detergente sanitizante, duas etapas de enxágue, desinfecção com gás ozônio, e mais duas etapas de enxágue. Após esse procedimento, os garrafões são levados para a cabine de enchimento através de esteiras rolantes, onde recebem exposição a luz ultravioleta como complementação da etapa de higienização dos mesmos. Na cabine de enchimento os garrafões são cheios com a Água Mineral e tampados automaticamente. Todo esse procedimento é realizado de forma automática. As tampas utilizadas são higienizadas previamente com o gás ozônio.

Todos os sanitizantes utilizados nas diversas etapas da higienização são aprovados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Os garrafões que foram recusados na inspeção prévia são descartados corretamente, de acordos com a política de resíduos sólidos.

Todas as etapas do Controle de Qualidade e de higienização dos vasilhames são realizadas por profissionais habilitados e treinados de acordo com o Manual de Boas Práticas da Empresa.

*https://laboratoriobiologico.com.br
** https://kitlabor.com.br