Meio Ambiente

PLANTANDO O FUTURO

O projeto Plantando o Futuro foi idealizado pela empresa Águas Minerais Santa Clara S/A, com o intuito de preservar e reflorestar a mata de Dois Unidos. Dentro do Projeto Plantando o Futuro, a Água Mineral Santa Clara disponibiliza áreas para a implantação de PRAV's (PROJETO DE REVITALIZAÇÃO E/OU IMPLANTAÇÃO DE ÁREA VERDE).

O projeto conta ainda com uma estufa para o desenvolvimento de mudas de espécie da mata atlântica, visitas guiadas para escolas e faculdades, ações com o envolvimento da sociedade.

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO E/OU IMPLANTAÇÃO DE ÁREA VERDE

São projetos exigidos do empreendedor, às suas expensas, para construções inseridas em Setor de Sustentabilidade Ambiental, conforme artigos 79 e 80 do Código Municipal de Meio Ambiente (CMMA) - lei nº. 16243/96, alterada pela lei nº. 16930/03. Sua finalidade é recuperar ou plantar vegetação em local a ser definido em conjunto pelo particular e pelo poder público.

Acesse nossa galeria de fotos


Prioridades de revitalização:

  • Margens de corpos e cursos d'água;
  • Área verde pública em zona de ambiente natural (ZAN), unidades de conservação ou parques;
  • Arborização urbana nos passeios públicos, praças ou refúgios.

RESERVA ECOLÓGICA DE DOIS UNIDOS

A Água Mineral Santa Clara é uma das empresas em exploração de água mineral mais antiga do Nordeste e para conseguir essa longevidade foi necessário à interação e o respeito ao meio ambiente e aos consumidores. A Água Mineral Santa Clara está localizada dentro da Reserva Ecológica de Dois Unidos. Uma área de preservação permanente, com aproximadamente 40 HA, que abriga inúmeras espécies animais e vegetais da Mata Atlântica que existia em grande quantidade no território brasileiro e hoje se encontra resumida a apenas 8% do total antes existente. A Reserva contribui para uma maior proteção das nascentes e fontes de água mineral possibilitando a recarga do lençol freático que aflora dentro da reserva e segue em direção do Rio Beberibe, funciona como um refúgio para algumas espécies de animais, contribui juntamente com as Reserva de Dois Unidos (Recife) e a Reserva de Passarinho (Olinda) como verdadeiros pulmões para a zona norte da cidade do recife.

A Reserva Ecológica de Dois Unidos ainda preserva espécies de árvores nobres e animais de várias espécies como aves, répteis e mamíferos, citando o Sagüi-de-tufo-branco (Callithrix jacchus), o Macaco-prego (Cebus apella), dentre outros. A empresa esta iniciando um projeto de reflorestamento com a solicitação de 10.000 mudas de espécies nativas que serão distribuídas pela Reserva com o intuito de preservar a área.

MATA ATLÂNTICA

Mata Atlântica é uma formação vegetal característica do Brasil que acompanhava o litoral do país do Rio grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Em função do desmatamento, encontra-se hoje extremamente reduzida, sendo um dos ecossistemas mais ameaçado do globo. Apesar de reduzida a poucos fragmentos, na sua maioria descontínua, a biodiversidade de seu ecossistema é uma dos maiores do planeta. Foi a segunda maior floresta tropical em ocorrência e importância na América do Sul, em especial no Brasil.
A Constituição Federal de 1988 coloca a Mata Atlântica como PATRIMÔNIO NACIONAL, junto com a Floresta Amazônica brasileira, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira. A derrubada da mata secundária é regulamentada por leis posteriores, já a derrubada da mata primária é proibida.

9 DICAS PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

  • 1. ECONOMIZE ÁGUA, EVITE O DESPERDÍCIO;
  • 2. REDUZA O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA;
  • 3. JOGUE LIXO NO LIXO, NÃO JOGUE LIXO NOS RIOS;
  • 4. RECICLE;
  • 5. PLANTE UMA ÁRVORE;
  • 6. REUTILIZE AS EMBALAGENS OU DESCARTE CORRETAMENTE;
  • 7. DENUCIE O CORTE ILEGAL DE MADEIRA E AS QUEIMADAS ILEGAIS;
  • 8. DENUNCIE O TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES;
  • 9. PARTICIPE, SEJA VOLUNTÁRIO;

CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO

MATÉRIAS

CERTIFICADO



Confira as fotos da Reserva Ecológica de Dois Unidos: